sábado, 2 de janeiro de 2016

Exercitar a escrita através de fanfic

Oi, gente.
Tudo bem?
Hoje trouxe um tema interessante já que muita gente me pergunta como é escrever fanfic. Bom, quem acompanha os meus posts nas minhas redes sociais, sabe que eu sou ficwriter e o desafio que é cumprir prazos para não decepcionar os meus leitores.
Sei também que existe uma discussão que leitor só exige e que o autor tem uma vida fora da Internet, mas, nesse caso e, em muitos outros, eu me coloco no lugar dos outros e sei como é a frustração de esperar a atualização da fanfic.
Escrever fanfic, para mim, foi ótimo uma vez que eu pude exercitar a minha escrita e vocês sabem que isso não é uma tarefa muito fácil, exige muito de nós e comprometimento, acima de tudo.
Sempre que eu falo que sou ficwriter, as pessoas me olham de forma esquisita por não entender o que exatamente é uma fanfic. Confesso que explicar para os outros que estão do lado de fora desse mundo é muito árduo porque preciso ouvir muitas coisas irritantes.
Para início de conversa, fanfic é uma abreviação de fanfiction, ou seja, são ficções criadas por fãs e não se caracteriza como plágio, uma vez que não lucramos com isso.
Explicando de forma mais clara:

Fanfic é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs em blogs, sites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço, que parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, videogames, etc e tem como finalidade a construção de um universo paralelo ao original e também a ampliação do contato dos fãs com as obras que apreciam para limites mais extensos.Com relação aos direitos autorais, de modo geral, considera-se que escrever uma fanfic não constitui uma violação de propriedade intelectual desde que a obra não seja comercializada e nem vise lucro.

O universo de ficwriters tem crescido nos últimos anos já que esse mundo está sendo, aos poucos, descoberto. Além de servir como interação de pessoas, escrever fanfic se torna um grande aliado quando se trata de escrita.
Escrever bem não é a fórmula mágica para se tornar um escritor de fanfic, embora ajude bastante.
No entanto, escrever fanfic exige criatividade, coerência, alinhamento de ideias, pois um roteiro não nasce de um dia para o outro e, por incrível que pareça, grandes talentos se revelam nesse contexto.
A escola não é exatamente fã de ficwriters e best-sellers, uma vez que os professores precisam seguir o currículo imposto pelo MEC, mas esquecem que ao ignorar o que os seus alunos lêem estão também ignorando a criatividade deles e muito provavelmente tornando-os futuros profissionais infelizes já que não praticam a escrita.
Ser um ficwriter não é vergonhoso, aliás, é uma ótima tática para você que pretende seguir carreira na área de Letras ou Jornalismo, por exemplo. Além de conhecer pessoas do mundo todo, também ajuda a melhorar o desempenho no estudo de línguas, gramática e despertar o interesse na leitura de clássicos.
Eu mesma comecei a ler Jane Austen e Emily Brontè depois de ler Crespúsculo, o que me ajudou bastante na faculdade de Letras quando eu tive que estudar Literatura Inglesa.
E você que está pensando em começar a escrever fanfic, não tenha medo disso porque autores de sucesso um dia começaram através de fanfic.
Para saber mais, clique aqui e leia o artigo da Melissa Marques e clicar aqui para conhecer as minhas fanfics que estão disponíveis no Nyah.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Cantinho da Quel Published @ 2014 by Ipietoon